12.6.08

Plano de aula detalhado - OFICINA, passo a passo

2º semestre - OFICINA - Passo a passo




1. Identificação:
Série: 7ª Série do Ensino Fundamental
Tema da aula: Estudo do Meio – Localização e percepção espacial

2. Objetivos:

Com base na apresentação de alguns conceitos e discussões pertinentes ao assunto, o objetivo da aula é fazer com que os alunos saibam se orientar através de mapas, utilizar instrumentos de orientação (no caso, a bússola) e analisar o espaço à sua volta com um olhar crítico.

3. Conteúdos e conceitos a serem trabalhados:

Por tratar-se de uma aula prática, partiu-se do pressuposto que os conteúdos teóricos já teriam sido dados na aula anterior, no qual o professor apenas se encarregaria de apresentar a bússola aos alunos, explicando-lhes como usá-la.

4. Procedimento / Metodologia:

Partindo do pressuposto que os alunos já tenham tido uma explicação teórica sobre o assunto, busca-se através da entrega de algumas imagens de satélite (retiradas do Google Earth), que cada grupo localize-se no mesmo e anote a trajetória que irão fazer no roteiro pré-estabelecido pelo professor, no trabalho de campo. Após situarem a região ‘norte’ no mapa e saberem do roteiro a ser seguido por cada grupo, os alunos devem anotar alguns elementos positivos e negativos vistos durante o trajeto, além de apontar possíveis sugestões para solucionar os aspectos negativos encontrados por eles. Esse trajeto deverá ser realizado em aproximadamente 20 minutos e em seguida o professor coleta os dados anotando-os na lousa para discuti-los na sala.

5. Passo-a-passo:

1° Passo - Introdução:
Tendo como base o texto de Sandra T. Malysz "Estágio em parceriauniversidade-educação básica", com enfoque no capítulo "Estudo do Meio", desenvolvemos a atividade "Estudo do Meio - Localização e percepção espacial".Diante da importância que existem em conseguirmos nos orientar no espaço em que estamos, acreditamos que este trabalho é de relevância para os alunos. Além disso, analisar o que está ao nosso redor com um olhar crítico sobre ele, também se torna fundamental, para que possamos fomentar em cada um de nós a busca de informações, soluções e até mesmo contestar aquilo que for de interesse.Aplicando essa idéia na sala de aula, buscamos familiarizar o aluno com o ambiente à sua volta, na tentativa de criar um novo olhar sobre ele.2
º Passo - Desenvolvimento
Relacionar o conteúdo teórico dado anteriormente com a atividade prática oferecida. Em seguida, distribuir uma bússola por grupo, juntamente com um mapa ou imagem (aérea/via satélite) para que ambos possam se localizar. Sendo assim, os alunos deverão indicar a região 'norte' neste mapa.Em seguida o professor deverá estipular um roteiro para cada grupo e solicitar que estes marquem no mapa o trajeto seguido, e também, anotar alguns aspectos positivos, negativos e possíveis soluções para aquilo que puder ser melhorado, ao observarem este percurso.Após estipular um tempo para isso, o professor deverá se reunir com os alunos e discutir com eles o que foi observado e comentar sobre as devidas anotações, mostrando a importância do olhar crítico sobre o meio em que vivemos. Para isso, o ideal é que o professor anote no quadro negro o que cada grupo observou, para facilitar a dinâmica realizada.A atividade deverá ser finalizada após esse debate.

6. Objetivos:

Aprender a usar a bússola. Saber se orientar através de mapas (ou outra representação espacial). Aguçar o olhar crítico. Familiarização com o meio. Promover o espírito renovador

7. Materiais:

Quadro negro e giz
Mapa (ou outra representação gráfica do meio a ser percorrido)
Bússola
Caneta ou lápis
Cronômetro ou relógio

8. Conclusão:

Concluir a atividade mostrando o grau de importância que é saber nos localizar no meio em que estamos, além da necessidade de lançarmos um olhar crítico sobre ele, para que possamos identificar o que há de bom e quais são os problemas encontrados e que muitas vezes passam dispercebidos por nós, juntamente com a noção de que como cidadãos podemos cobrar e colaborar para as devidas melhorias do local afetado.José William Vesentini, diz que:
Um ensino crítico da geografia não se limita a uma renovação do conteúdo – com a incorporação de novos temas/problemas, normalmente ligados às lutas sócias: relações de gênero, ênfase na participação do cidadão/morador e não no planejamento, compreensões das desigualdades e das exclusões, dos direitos sócias (inclusive os do consumidor), da questão ambiental e das lutas ecológicas etc. Ela também implica valorizar determinadas atitudes – combate aos preconceitos: ênfase ética, no respeito aos direitos alheios e às diferenças: sociabilidade e inteligência emocional – e habilidades ( raciocínio, aplicação/ elaboração de conceitos, capacidade de observação e de critica etc. (VESENTINI, 2004)

9. Referencias bibliograficas:

MALYSZ
, S. T Estágio em parceria universidade-educação básica.
VESENTINI, José William. Realidades e perspectivas do ensino de Geografia no Brasil. ___In:VESENTINI, José William (Org.). O ensino de Geografia no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2004. p. 219-248.

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Aluno Estagiário: Valter Vinícius Vetore Alves
Duração da atividade: 30 min
Aula ministrada ao: Ensino Fundamental - 5ª Série
Conteúdos: A estrutura da Terra
Disciplina: Geografia

Objetivos

Objetivo Geral: Passar aos alunos os conceitos básicos sobre a estrutura terrestre e sobre seu constante movimento.

Objetivos específicos: Entender como se formou a crosta terrestre. Conhecer as camadas que compõem a Terra. Compreender como a superfície está em movimento, alterando sua forma, e muitas vezes, causando destruição.

Metodologia

1. A partir da exposição de um mapa físico pendurado no quadro-negro e de uma imagem de tectonismo de placas no retro-projetor, procura-se analisar que a Terra não é uma estrutura homogênea como vemos normalmente em mapas diversos.
2. Com esta exposição espera-se analisar junto aos alunos quais são as conseqüências desse tectonismo de placas para a vida do homem que habita sob esse planeta.
3. A partir dessas observações vem à proposta a compreender a dinâmica da estrutura interna da Terra em suas subdivisões.
4. Para encerrar, aplicar um questionário individual com quatro questões em forma de pergunta e resposta onde em forma descritiva os alunos poderão discorrer sobre o que assimilaram com relação às placas tectônicas, seus impactos na vida humana e a estrutura interna da Terra que a movimenta constantemente.

Recursos

Quadro negro
Giz
Retro-projetor
Mapa Mundi físico
Livro didático

Avaliação

Como forma de avaliação será cobrada a participação do aluno em sala de aula e será aplicado um questionário com aproximadamente quatro questões a ser entregue na próxima aula.

Bibliografia

SAMPAIO, Francisco Coelho. Geografia do Século XXI: Navegando no Planeta Azul. São Paulo: Ed. Ediouro, 2002.MAGNOLI, Demétrio. Géia: Fundamentos da Geografia. Ed. Moderna, 2001.TEIXEIRA, Wilson – Decifrando a Terra. 2ª ed. São. Paulo: Oficina de Textos, 2003.

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