12.6.08

Vivência Docente (Estágios na Escola)

Observação - 2º semestre - 1ª, 2 ª e 3 ª série do ensino médio.

INTRODUÇÃO

Mais uma vez, atendendo ao pedido da disciplina de Ensino de Geografia e Estágio de Vivência Docente, ofertada no 3º ano do curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina e ministrado pela Prof. Dr. Rosely Sampaio Archela, este relatório tem como objetivo a discrição da observação realizada em sala de aula entre os dias 06 e 14/11/08 na 1ª, 2 ª e 3 ª série do ensino médio do Colégio Estadual Willie Davids no período da noite. Sob a supervisão do Prof. Alexandre Orsi (professor formado pela UEL) foram observadas 10 aulas da disciplina de Geografia, onde foi possível analisar além do conteúdo ministrado em sala aula, atividades desenvolvidas pelo professor, atividades desenvolvidas pelos alunos e alguns temas de suma importância para construção de uma carreira docente futura. Entre alguns temas, podem-se analisar também temas como indisciplina, sexualidade, violência e outros.A observação feita pelos discentes Valter Vinícius V. Alves e Lucas Gusmão Mendes tem como finalidade aproximar os mesmos da realidade escolar e analisar empiricamente todos os problemas levantados teoricamente em sala de aula nas discussões em grupo e nos textos lidos.

OBSERVAÇÃO E ANÃLISE


A observação foi realizada nos dias 06, 07. 13 e 14/11/08 em três turmas de 1ª, 2 ª e 3 ª série do ensino médio. As turmas 1ºD, 2º C e 3º B. Dessa vez, diferente da primeira observação realizada na primeira metade do ano, tivemos a oportunidade de observar três turmas diferentes, onde foi evidente diferenças desde o comportamento dos alunos até o interesse e atenções dos mesmos dentro de sala de aula. Um ponto positivo que acho necessário constar é que por termos assistido três aulas em cada turma e 4 em uma em especial, podemos ter um maior contato com os alunos, podendo nos aproximar de alguns e identificar vários perfis de alunos como os disciplinados e indisciplinados ou o “aluno-problema”.


PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA AULA

As três primeiras aulas observadas foram consecutivamente na 1ºD, 2º C e 3º B numa sexta-feira chuvosa, o que fez com que houvesse uma diminuição na presença dos alunos em sala de aula. Neste dia o que ocorreu nessas aulas foi à apresentação de uma das chapas concorrentes para a eleição do novo diretor e vice-diretor do colégio que tinha como membro participante o professor Alexandre. Esse processo eleitoral tomou praticamente todo o tempo das aulas, sobrando em médio 15 minutos para alguma atividade. Na 1º D o professor usou o restante da aula para dar vistos nas atividades desenvolvidas na aula anterior, no 2º C foram tiradas algumas dúvidas da aula passada e também dado os vistos nos cadernos. No 3º B a turma por ser mais madura a disciplina era mais freqüente e após o discurso do candidato a direção do colégio o professor junto aos alunos decidiram detalhes da formatura dessa turma.

QUARTA AULA

Novamente no 1º D pude perceber que a sala tem realmente um número bem reduzido de alunos, certa de 15 no máximo. Nessa aula o tema foi Natalidade e Estado. Partindo de um texto do livro didático, a metodologia usava foi o pedido de leitura desse texto, onde após essa leitura uma breve explicação de como o Estado influencia na natalidade de seus respectivos países foi dada. A partir das explicações dadas em sala e da leitura do texto os alunos responderam três questões também do livro didático. Alguns alunos encontravam-se dispersos e outros por não terem prestado atenção não sabiam qual era a atividade a ser feita.

QUINTA AULA

Antes de a aula começar no 3º B, um profissional das Forças Armadas Brasileira (FAB) fez uma breve divulgação das vagas remanescentes para 2009, convocando os interessados. Na seqüência, com o tema Hidrelétricas, problemas ou benefício, a metodologia utilizada foi a mesma, leitura do livro didático e discussão.
A indisciplina nesta aula foi praticamente generalizada. Alguns poucos alunos desenvolverem a atividade proposta e outros saiam e entravam da sala como se não tivessem um professor presente. O que ficou marcado foi que dois alunos, um aluno e uma aluna ligaram seus celulares e ficaram ouvindo música na sala de aula. O pedido para desligar a música feito pelo professor só foi feito porque alguns alunos que tentavam concretizar a atividade reclamaram do barulho. A aula seguiu neste ritmo até o fim.

SEXTA AULA

A sala do 2º C está lotada de alunos e a indisciplina neste caso aumenta de forma difícil de ser controlada. Os alunos dessa turma e de algumas outras do colégio tem a mania de fazer uma “vaquinha” mesmo no meio das aulas e saem colégio para comprar sorvete. Os mesmo são consumidos dentro da sala de aula sem nenhum problema e sem nenhum questionamento por parte da direção e de professores.
O tema desta vez foi - Setor terciário de Serviços e Subemprego. O professor de forma oral fez algumas correções nas atividades escritas para toda a sala.

SÉTIMA AULA

No 1º D do ensino médio, dando seqüência às observações e a aula em si, o tema ainda percorria as Políticas Demográficas. Nesta aula foi usado um texto do livro didático sobre as políticas demográficas da França e seus desdobramentos para manter uma estrutura de trabalhadores assalariados e contribuintes palpável para a manutenção e o crescimento da economia francesa.

OITAVA AULA

De volta ao 2º D, a sala mais cheia de alunos e mais indisciplinada que podemos observar, o tema foi a Emenda 3. Foi explicado que o trabalhador é forçado a se tornar pessoa jurídica e emitir nota fiscal, como se fosse uma empresa. Com isso deixa de receber 13º, ferias, FGTS, vale transporte, vale refeição, assistência medica, aposentadoria e outros benefícios. Quando esse tipo de conteúdo se aproxima mais da vida cotidiana dos alunos é fato uma maior atenção na explicação e nas contribuições e aumento da participação dos alunos.

NONA AULA

Na penúltima aula de nossas observações realizada no 3º D, foi dada continuidade nas questões energéticas, dessa vez tendo como foco a questão do petróleo. Foi dada uma pequena explicação das políticas mundiais do petróleo, OPEP e outras organizações como também um breve resumo da política brasileira através da Petrobras. Foram relatados aspectos como sustentabilidade nacional, importância da estatal para o pais e seus últimos descobrimentos e conseqüente alta no preço de suas ações. No final da aula foi pedido que os alunos respondessem duas perguntas do livro didático e que em casa estudassem para a prova que seria realizada na próxima aula.

DECIMA AULA

Chegando ao fim dessa fase da disciplina de Ensino de Geografia e Estágio de Vivência docente, podemos observar a ultima aula da segunda parte das exigências da disciplina.
Nessa aula, que aconteceu no 1º D, foi dado aos alunos uma avaliação. Como de rotina, sentamos nos fundos da sala e observamos o processo. Mesmo sendo um dia de avaliação podemos perceber muita conversa e brincadeiras dentro da sala de aula. É difícil acreditar que se possa fazer uma boa prova naquela situação de euforia e displicência, o que nos faz refletir e com uma grande preocupação nosso papel futuramente dentro de sala de aula e que metodologia utilizar para uma melhor qualidade das aulas e do aproveitamento das mesmas.

CONCLUSÃO

Finalmente chegamos ao final de mais uma disciplina e dessa vez mais orientados e menos amedrontados. Os textos lidos em sala de aula e todas as atividades realizadas poderiam gerar equívocos sem essa prática de analise proporcionada pela disciplina de Ensino de Geografia e Estágio de Vivência docente e de Psicologia da Educação.Se a nós só fosse possível se fechar em textos em sala de aula, isso poderia causar grandes decepções e inseguranças. A práxis aqui realizada proporciona a nós, futuros professores, um quadro atualizado da realidade escolar, no que diz respeito ao papel do aluno e do professor no ensino, aprendizagem e no desenvolvimento social desses jovens e adolescentes numa formação não só apenas para o conhecimento, mas também para prepará-los para a vida cotidiana dentro e fora de sala de aula.

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Observação - 1º semestre - 6ª série do ensino fundamental.

INTRODUÇÃO

Atendendo ao pedido da disciplina de Ensino de Geografia e Estágio de Vivência Docente, ofertada no 3º ano do curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina e ministrado pela Prof. Dr. Rosely Sampaio Archela, este relatório tem como objetivo a discrição da observação realizada em sala de aula entre os dias 06 e 13/06/08 na 6ª série A e 6ª série B do ensino fundamental do Colégio Estadual Willie Davids no período da tarde. Sob a supervisão do Prof. Alexandre Orsi (professor formado pela UEL) foram observadas 10 aulas da disciplina de Geografia, onde foi possível analisar além do conteúdo ministrado em sala aula, atividades desenvolvidas pelo professor, atividades desenvolvidas pelos alunos e alguns temas de suma importância para construção de uma carreira docente futura como indisciplina, sexualidade, violência e outros.
A observação feita pelos discentes Valter Vinícius V. Alves e Lucas Gusmão Mendes tem como finalidade aproximar os mesmos da realidade escolar e analisar empiricamente todos os problemas levantados teoricamente em sala de aula nas discussões em grupo e nos textos lidos.


OBSERVAÇÃO E ANÃLISE

A observação foi realizada nos dias 06, 12 e 13/06/08 em duas turmas de 6ª séries, as turmas A e B. O que talvez tenha prejudicado foi o fato de que tivemos contato com apenas duas turmas, reduzindo o número de alunos que podemos observar, levando em conta que o colégio é composto por várias outras turmas com outras séries e mais algumas dezenas de alunos. Um ponto positivo foi que pelo fato de assistirmos cinco aulas em casa turma houve a possibilidade de ter um contato maior com os alunos, podendo nos aproximar de alguns e identificar vários perfis de alunos como os disciplinados e indisciplinados ou o “aluno-problema”.
As quatro primeiras aulas observadas no dia 06/06 foram nas duas turmas, A e B divididas em duas aulas para cada turma.

6ª B – PRIMEIRA AULA E SEGUNDA AULA

A turma tem certa de 24 alunos e quando chegamos à primeira vez na sala de aula o que encontramos foi uma euforia geral por parte dos alunos, correndo dentro de sala de aula e nos corredores. Antes de chegarmos à sala já fomos avisados pelo professor que essa turma era complicada, que a indisciplina nesta sala seria notavelmente maior do que na turma A.
Fomos apresentados aos alunos que nos receberam muito bem e falamos um pouco sobre o que estávamos fazendo ali com eles em sala de aula e como funcionariam nossas observações.
Como nos encontrávamos na Semana Mundial do Meio Ambiente o professor Alexandre optou por aproveitar a data comemorativa e trabalhar este tema como tema transversal ao que estavam seguindo no livro didático que era em relação ao Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Foi passada no quadro um questionário com quatro questões sobre o assunto e os alunos teriam que responder esse breve questionário. O que pude observar foi que apenas uma pequena parte da sala fazia a atividade, outros alunos se encontravam dispersos, andando pela sala, conversando e fazendo piadas uns dos outros. Alguns terminaram a atividade e logo se pode notar o interesse por parte de alguns.
Na segunda aula o professor dividiu a turma em três partes e a aula seria fora de sala, aos arredores do colégio onde os alunos observariam questões relacionadas a problemas ambientais. A eles foi pedido que analisassem o que estaria certo, errado e soluções para o ambiente. A participação foi bem mais numerosa pelo fato de estarem fora de sala de aula e fazendo uma atividade diferente. Ao final da aula os alunos leram as anotações que fizeram e houve uma pequena discussão sobre a aula.

6ª A – TERCEIRA AULA E QUARTA AULA

Como já nos tinha sido orientado, a turma A seria uma turma mais fácil de trabalhar, esse fato foi visível logo que entramos em sala. A turma com 25 alunos apesar da conversa pareceu ser uma turma mais serena, mais interessada e talvez mais madura.
A atividade passada pelo professor foi a mesma que a da turma B, um questionário com as mesmas quatro questões a serem respondida pelos alunos e entregue no final da aula. Nesta turma a atividade foi cumprida num tempo menor que na outra sala e por uma maior quantidade de alunos.
Na quarta e ultima aula de observação os alunos, como na turma B, foram a campo, analisaram o que estava de errado, o que estava correto e quais as soluções para o meio ambiente daquele local, as proximidades do Colégio Willie Davids. Ao fim da observação o professor colocou os alunos sentados na escadaria do colégio e pediu pra eles lerem as anotações, partindo para uma discussão geral sobre o tema abordado.
Esse tipo de atividade em sala de aula foi explicada a nós pelo professor. Ele nos orientou que os alunos gostam desse tipo de aula e que tirar eles do ambiente de sala pode ser bem produtivo posto que o ambiente da sala torna-se cansativo e repetitivo. Os alunos têm energia em sobra e às vezes essa energia precisa ser canalizada para o ambiente em sala ser modificado e melhorado.

6ª B – QUINTA AULA

Esse seria nosso 2º dia de observação e seria nossa 3ª aula em cada uma das séries. Nesta quinta aula foi pedido pelo professor que os alunos elaborassem a partir dos temas estudados nas aulas passadas sobre Meio Ambiente duas perguntas, uma em forma de V e F e outra que deveria conter cinco alternativas onde uma dessas cinco deveria estar certa ou errada. No inicio surgiram muitas duvidas e os alunos sentiram um pouco de dificuldade para elaborar as questões, mas com uma segunda explicação mais detalhada sobre o que fazer, a atividade ocorreu normalmente, tirando a indisciplina corriqueira naquela turma. Os alunos levantaram muito durante e aula, pedem pra ir ao banheiro quase que o tempo todo.
A atividade foi feita e entregue por maior parte dos alunos, e os que não a fizeram deveriam entregar na próxima aula.

6ª A – SEXTA AULA

Novamente, e com uma postura menos eufórica em relação à outra turma, a turma A aguardava o professor e pareciam também já esperar por nossa presença.
Como na aula anterior que tinha acabado de acontecer na turma B, foi pedido aos alunos a mesma elaboração de duas perguntas. A mesma dificuldade que a turma anterior tinha tido se repetiu mais uma vez, talvez pela explicação do professor que não ficou tão clara ou talvez pela complexidade de formular perguntas não convencionais como o formato pergunta/resposta.
Alguns alunos que acabaram ficando mais próximos de nós nos recorreram que os ajudassem. Foi uma experiência boa pra mim, levando em consideração um primeiro contato direto com os alunos e dando a possibilidade em abrir suas mentes para que pudessem concluir a atividade pedida.
A atividade foi entregue e mais uma vez alguns alunos dispersos e sem interesse não entregaram. O professor usa da metodologia de deixar um visto nos cadernos em todas as atividades feitas. Segundo ele isso serviria para um maior controle das atividades e como um estimulo (reforço) aos alunos.

6ª B – SÉTIMA AULA E OITAVA AULA

Terceiro e ultimo dia de observação. Neste dia foi observado as ultimas quatro aulas que compunham um total de dez aulas, mínimo exigido pela disciplina de Psicologia da Educação a ser observadas.
Mais uma vez o professor Alexandre optou por fazer a aula fora de sala de aula. Usando o livro didático o professor orientou que fila por fila os alunos pudessem descer ao pátio e individualmente fizessem uma leitura silenciosa do capitulo do livro que tratava sobre o tema Desenvolvimento Sustentável no Brasil.
De inicio eu achei que essa atividade não fosse funcionar, que os alunos ficariam dispersos e que não leriam o que foi pedido. No inicio o professor pediu pra que eu ficasse em sala de aula enquanto todos desciam para o pátio. Depois de alguns minutos acabei por descer e acabei me surpreendendo. Poucos alunos encontravam-se dispersos e a grande maioria praticava a leitura em silencio, mas normalmente em duplas.
Faltando alguns minutos para o final da aula o professor recolheu todos os alunos para realizar a chamada.
Na ultima aula desta turma, a partir da leitura feita e a partir dos temos que estavam trabalhando a algumas aulas atrás, foi pedido aos alunos que elaborassem um texto com cerca de quinze linhas, onde tratariam do tema Meio Ambiente com foco para a cidade de Londrina. O texto deveria conter analises de como a cidade se encontrava antes de sua colonização e como ela se encontra nos dias de hoje.
O resultado da atividade foi alcançado. Fiz uma pequena leitura de alguns que não tiveram vergonha de me mostrar os trabalhos ao contrario da maioria e pude perceber uma contextualização dos assuntos desde a primeira até a ultima aula observada por nós.

6ª A – NOVA AULA E DECIMA AULA

Chegamos aqui as duas ultimas aulas de observação e como aconteceu nos outros dias ela seria a mesma que a turma B tinha acabado de assistir.
Os alunos foram em direção ao pátio e realizaram a leitura, novamente em duplas, mas a grande parte se concentrava na leitura e a concretizaram.
Ao termino da leitura os alunos foram convidados a subir para a sala de aula, após a chamada como aconteceu na outra turma foi pedido aos alunos que produzissem um texto que abrangesse a questão ambiental estudada há algumas semana, mas agora com o foco para a organização e colonização de Londrina.
Mais uma vez e como na outra sala a atividade foi concluída por boa parte dos alunos, mas dessa vez não tive a oportunidade de ler o resultado final
Como essa turma se portava notavelmente mais interessada, acredito que o trabalho tenha respondido as exigências do professor.

CONCLUSÃO

Finalmente chegamos ao final da disciplina e dessa vez mais orientados e menos amedrontados. Os textos lidos em sala de aula e todas as atividades realizadas poderiam chegar a equívocos sem essa prática de analise proporcionada pela disciplina de Psicologia da Educação.
Se a nós só fosse possível se fechar em textos em sala de aula, isso poderia causar grandes decepções e inseguranças. A práxis aqui realizada proporciona a nós futuros professores um quadro atualizado da realidade escolar, no que diz respeito ao papel do aluno e do professor no ensino, aprendizagem e no desenvolvimento social desses jovens e adolescentes numa formação não só apenas para o conhecimento, mas também para prepará-los para a vida cotidiana dentro e fora de sala de aula.

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