12.6.08

Resenhas, Cometários, Trabalhos e outras coisas mais

FICHAMENTO DE TEXTO - A Geografia na Escola

Objetivo do texto:
Mostrar o surgimento da escola com o lema educação para todos e a Geografia na escola desde a sociedade antiga até os tempos modernos através das suas transformações ao longo dos anos.

Metodologia do autor:
O autor utiliza-se do materialismo histórico dialético, pois há uma forte crítica em relação ao ensino da Geografia ao longo de sua fixação como ciência..

Idéias principais:
Ao longo de um contexto histórico, a educação chegou para todos e não ficou mais restrita somente para a elite, ela é uma das formas encontrada pela burguesia para combater os privilégios do clero e dos senhores feudais. O estopim de tudo aconteceu no iluminismo e no protestantismo, surgindo nesta época o modo de produção capitalista. No século XIX as escolas se firmam assumindo um caráter nacionalista e se implantam no interior de diferentes territórios na Europa, fazendo com que a História, a Geografia e a Língua nacional apareçam como disciplinas obrigatórias, pois elas são um importante instrumento para a classe social que estava preocupada com a sua hegemonia e com o movimento do capital que desejava consolidar o estado nacional através de uma delimitação de fronteiras demarcadas pela tradição e línguas comuns. A separação entre os aspectos sociais e a tendência de apresentar o espaço físico como algo insustentável, dificultam a percepção do funcionamento único desses dois aspectos responsáveis pela formação do espaço geográfico (ciência de síntese). O problema da dualidade colocado de forma tão marcante na geografia ensinada, representa um dos maiores obstáculos à pratica docente do professor interessado em desenvolver uma proposta pedagógica que dialeticamente as duas formas cognitivas propicie o conhecimento da totalidade social. As primeiras colocações de uma geografia sistematizada como um saber específico ocorrerá na Alemanha. A construção da geografia moderna vincula-se a duas determinações: a formação do estado nacional alemão e a expansão do sistema escolar. Lacoste implanta a geografia fundamental, praticada pelos estados maiores, empresas capitalistas e aparelhos dos estado, logo após surge a segunda geografia mais recente que é utilizada por pesquisadores universitários, como professores. Sendo assim a geografia universitária se desenvolve em função das necessidades das escolas e instituições do ensino médio.

Referência Bibliográfica:

FONTES, R.M.P do A.A geografia na escola.Florianópolis-SC,1989. p.20-47

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